Como controlar melhor os custos da sua empresa?
21/09/2016

Como controlar melhor os custos da sua empresa?

Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande, para se manter competitiva no mercado, é preciso que ela tenha uma gestão financeira eficiente. Afinal, é com o caixa no azul que é possível apostar em inovação, dar qualidade de trabalho para os funcionários e fazer os investimentos necessários para o crescimento constante.

Um dos principais motivadores desse desequilíbrio é a ausência de uma gestão séria de custos. Gastos considerados rotineiros, que vão desde a conta de luz até o pagamento de viagens, não são corretamente contabilizados e, por isso, impactam de forma negativa a lucratividade do seu negócio.
O controle de custos, portanto, vem justamente para que sua empresa entenda qual a porcentagem da sua rentabilidade está sendo utilizada para manter o funcionamento do seu negócio, quais os setores estão apresentando gastos excessivos e como encontrar soluções para reduzir esse déficit.

Mas como colocar o controle de custos operacionais na prática?

Para te ajudar nós preparamos um post com algumas dicas para você fazer um mapeamento de despesas na sua empresa, essa tarefa é uma ação que demanda um esforço conjunto de toda sua equipe.

Veja alguns itens que você deve observar:

Gastos obrigatórios - Aqui entram as contas das quais não podemos nos desvencilhar, como as de luz, água e o pagamento de aluguel do seu setor de trabalho. Este último é um gasto fixo, enquanto os dois primeiros precisam ser monitorados mês a mês para estabelecer uma média de gastos.

Gastos fiscais - Nesta conta, entram os impostos pagos pela sua empresa. Embora alguns sejam fixos (como o IPTU, por exemplo), outros são proporcionais ao rendimento do seu negócio ou número de funcionários que sua empresa contrata.

Gastos operacionais - O gastos operacionais são relativos ao que sua empresa investe para gerar o seu produto ou serviço, principalmente na conta de manutenção de equipamentos, contratação de fornecedores, compra de matérias-primas e logística em geral.

Gastos com pessoal - Todo o dinheiro investido na contratação e no pagamento do seu pessoal devem entrar nessa conta. Mas isso não se resume apenas ao salário: também devem ser considerados custos com planos de saúde, pagamento de horas extras, de funcionários terceirizados e mesmo o pagamento de viagens corporativas dos seus funcionários.

Agora que você já sabe com quais gastos sua empresa precisa lidar, chegou a hora de tomar decisões estratégicas para reduzi-los. O objetivo é criar metas viáveis para redução desses custos em curto, médio e longo prazo. Diminuir os custos do seu negócio é uma ação complexa, que deve ser feita de maneira ininterrupta — seja em tempos de crise, como a que estamos vivendo, ou nos momentos de maior tranquilidade financeira. Por isso, é essencial que sua empresa transforme o controle em uma rotina integrada a sua contabilidade.

Rua C-209, nº 380 Qd.526 Lt.01 Jardim América - Goiânia/GO CEP: 74270-220

Informações de contato

62 3945-5298 /62 3945-7298
62 3251-5298 /62 99253-2619 (Claro)
Rua C-209, nº 380 Qd.526 Lt.01 Jardim América - Goiânia/GO CEP: 74270-220

Envie-nos uma mensagem

Loading