Fluxo de Caixa | Crie o hábito de verificar e registrar todo movimento financeiro
05/08/2016

Fluxo de Caixa | Crie o hábito de verificar e registrar todo movimento financeiro

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples para trabalhar, extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões.

Ele é considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

Sua construção tem início a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro possibilitando avaliar e gerenciar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, promoções de vendas, dentre outras operações para melhorar o seu negócio.

Sua projeção pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem é necessários grandes investimentos em informática, visto que, tem muitos sistemas no mercado de baixo custo. A pequena e média empresa pode ainda se utilizar de uma simples planilha. A principal condição para a sua construção é a existência de uma cultura de controle e planejamento. É preciso, portanto, criar o hábito de verificar, analisar e registrar todos os dias a movimentação financeira para que se perceba a utilidade que uma simples ferramenta pode oferecer à sua empresa.

Ao fazer o Fluxo de Caixa o empresário poderá utilizar a ferramenta correta para auxilinar na tomada de decisões. Para a projeção dos valores devem ser consideradas as seguintes informações:

  • Saldo inicial de caixa é o valor existente no caixa no início do período, composto por dinheiro, cheques, saldos bancários etc.
  • Entradas de caixa correspondem aos recebimentos de clientes, duplicatas, faturas de cartão de crédito etc.
  • Saídas de caixa correspondem aos pagamentos de fornecedores, pró-labore, salários, aluguéis, impostos, água, energia elétrica, telefone etc.
  • Saldo final de caixa representa o valor obtido pela soma do Saldo inicial de caixa com as Entradas de caixa e diminuído pelas Saídas de caixa. O Saldo final de caixa do período será também o Saldo inicial de caixa do período seguinte.

Com o caixa controlado o empresário pode aproveitar melhor das oportunidades que o mercado oferece e ter a visão no longo prazo de possíveis ameaças que poderão afetar o seu negócio. A empresa poderá dispor de tecnologia de última geração, processos bem definidos, colaboradores competentes etc., mas é na administração do caixa o porto seguro para todos os empresários. O controle do caixa garante lucro e estabilidade ao empreendimento.

Dicas importantes:

  • Controle o fluxo de caixa diariamente;
  • Faça a projeção das contas a pagar e a receber dos próximos meses;
  • Fique atento aos prazos de vencimento, ao crescimento dos valores das contas a pagar e da inadimplência;
  • Não misture contas pessoais com as contas da empresa;
  • Nunca desvie o capital de giro para outros investimentos;
  • Sempre tenha uma reserva de dinheiro para as despesas não esperadas;
  • Controle a entrada e saída dos estoques;
  • Crie incentivos para que os clientes paguem à vista;
  • Por fim, tenha sempre foco no atendimento das necessidades de seu cliente.

Rua C-209, nº 380 Qd.526 Lt.01 Jardim América - Goiânia/GO CEP: 74270-220

Informações de contato

62 3945-5298 /62 3945-7298
62 3251-5298 /62 99253-2619 (Claro)
Rua C-209, nº 380 Qd.526 Lt.01 Jardim América - Goiânia/GO CEP: 74270-220

Envie-nos uma mensagem

Loading